terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sua ansiedade não soluciona problema algum!



Você está agitado, meu filho? Parece ansioso. Tranquilize sua alma. Assim você não resolve problema algum e ainda causa outros piores para você e para quem está perto. Que tal você se conhecer um pouco melhor? Você não consegue agradar a todos. Nem você se sente satisfeito  consigo  mesmo. Por que se debater assim? Você não é perfeito. Portanto, não  adianta exigir perfeição dos outros ou  daquilo que fazem. Nem você conseguiu  organizar sua vida direito!  Você não tem que saber tudo, fazer tudo ou dizer as coisas certas. Ninguém é certinho o tempo todo. Pare com a agitação um pouco. Tente caminhar em vez de correr. Tente dialogar em vez de gritar. Tente ver em lugar de somente enxergar. Procure ouvir  em vez de apenas escutar. Bom, de vez em quando, parar, sentir e aprender  a ouvir o canto dos pássaros, em vez do barulho dos carros ou dos canhões. Bom para a alma olhar o  céu, às vezes, e ver o brilho das estrelas ou quem sabe? Sentir o perfume de uma flor. É bom deslizar pelas ruas em vez de se atropelar nas calçadas. Ansiedade, agitação interior, pressa são três gigantes da nossa alma que precisamos combater  urgentemente. Assim, meus filhos a gente vai andando devagarzinho, fazendo aos poucos, realizando com carinho, mas seguindo sempre. Lembre-­se: sua ansiedade não soluciona problema algum. Conheça um pouco mais de você mesmo e aprenda a não exigir de si ou dos outros aquilo que nem Deus espera ainda de você. Agitação, ansiedade e nervosismo são os três sinais de que você não se conhece bem.

Livro: (Espírito Pai João de Aruanda) Robson Pinheiro - Sabedoria de Preto Velho. Capítulo: Agitação e Ansiedade, página 15.

Livro: Sabedoria de Preto Velho


"Negro como a noite sem luar, ele é estrela a iluminar os passos de seus filhos. Alma negra, que dá voz à sabedoria simples do cativeiro, o espírito João Cobú, em duas reencarnações, durante os sécs. XVIII e XIX, experimenta o outro lado da chibata como escravo, após ter vivido como branco e senhor, no sul escravocrata dos EUA. No coração do Brasil, na Baía de Todos os Santos, emerge a força que vem da mãe África, nasce um novo homem: Pai João de Aruanda." (Contracapa)

(...) "SABEDORIA DE PRETO ­VELHO é um testemunho de fé na vida. Composto  por mensagens e reflexões, este livro é escrito no linguajar simples do ancião negro, que partilha a sabedoria adquirida no cativeiro. Pai João conversa a respeito de alegria, coragem e jovialidade, perdão e trabalho. Discurso leve de otimismo  escancarado, mensagem de esperança de quem acredita no  poder do homem de conquistar­se a si mesmo. Palavra amiga, conversa simples do negro que vê a liberdade por trás das correntes que prendem o homem aos desafios da vida terrena. Texto enriquecido com cânticos dos escravos, comentados pelo médium Robson  Pinheiro, que elucida seu  significado espiritual e os ilustra com casos vividos durante os 30 anos de convivência como espírito amigo." (Introdução, página 5)

Autor: Robson Pinheiro
Título: Sabedoria de Preto Velho
Editora: Casa dos Espíritos
Ano: 2010


Oração do Amanhecer



Senhor,
no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-te a paz,
a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo
com olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo,
manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos
como tu mesmo os vês e, assim,
não ver senão o bem em cada um.
Fecha meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que todos quantos a mim se achegarem 
sintam tua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor,
e que, no decurso desse dia,
eu te revele a todos.

Prece de Cáritas



DEUS nosso Pai, vós que sois todo poder e bondade,
Dai a força àquele que passa pela provação,
Dai a luz àquele que procura a verdade,
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

DEUS dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
PAI dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade,
à criança o guia, ao órfão o pai.

SENHOR, que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não vos conhecem,
Esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores
Derramem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

DEUS, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra.
Deixa-nos beber nas fontes desta bondade fecunda e infinita
e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
Como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós lhe esperamos com os braços abertos
Oh, bondade! Oh beleza! Oh perfeição!
E queremos de alguma sorte alcançar Vossa misericórdia.

DEUS,
Dái-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós.
Dái-nos a caridade pura.
Dái-nos a fé e a razão.
Dái-nos a simplicidade,que fará de nossas almas...
Um espelho onde se refletira a Vossa santa e
misericordiosa imagem.


Ave Maria

A Ave Maria é uma oração universal, de todos os povos e religiões. Aqui vai uma explicação de cada parte desta oração milagrosa, importante para compreendermos o que estamos falando enquanto rogamos a Nossa Senhora proteção e bençãos em nossas vidas!

AVE : quer dizer Salve! É uma saudação. Como nosso OLÁ!!
MARIA : nome da mulher que Deus escolheu para ser mãe de Jesus.
CHEIA DE GRAÇA: Cheia de amor de Deus, cheia dos favores e das bênçãos de DEUS
O SENHOR É CONVOSCO: Deus está contigo, junto com você.
BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES: Bendita é dizer bem, mulher muito especial que se destaca entre as outras mulheres por suas qualidades, pelo seu modo de ser.
BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE: Seu filho é especial, querido, que nasce de sua barriga.
JESUS: Deus Filho que se torna gente, pessoa humana como nós.
SANTA MARIA: Chamamos de santos os que se consagram a DEUS, que buscam a perfeição, vivem seguindo o Evangelho, os ensinamentos de JESUS.
MÃE DE DEUS: Mãe de Jesus. Como Jesus é Deus, nós te chamamos de Mãe de Deus. Mãe do Filho de Deus que veio a esse mundo mostrar, revelar como é o Deus PAI. Jesus é a imagem do Pai.
ROGAI POR NÓS: pede a Deus por nós, intercede por nós, seja a nossa advogada.
PECADORES : Como falamos NÃO a DEUS, não obedecemos a sua Vontade, nos afastamos DELE. Somos pecadores.
AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE: Hoje, já, sempre até o final da vida, enquanto vivermos.
AMÉM: Assim seja, acredito, eu quero isso, que isso aconteça.



Retrato falado de Maria de Nazaré, pintado pelo fotógrafo Vicente Avela, ditado por Emmanuel, através do Chico Xavier, em 1983.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aula: Mediunidade: compromisso ou missão?

Data: __/ __/ ____

Tema: Mediunidade

Objetivo: 
Ao final da aula, os jovens deverão compreender que mediunidade é compromisso com a própria evolução e oportunidade abençoada de prestar a caridade com o próximo.

Estratégias:
1) Discussões iniciais: O que é mediunidade? A mediunidade é um compromisso ou uma missão? Os médiuns são credores de uma proteção especial? Por que se nasce médium? Os médiuns são pessoas diferentes? O exercício da mediunidade é somente esforço e luta? Ela representa uma obrigação?
2) Leitura do texto com pausas para perguntas e comentários:
3) Esclarecimentos e dúvidas.

Recursos:
Texto impresso

Avaliação:
Diga uma palavra sobre o que aprendeu hoje.



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Evangelho no Lar



A prática do Evangelho no Lar é bastante difundida no meio espírita, como uma forma de unir a família em torno da leitura dos ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho segundo o Espiritismo para que por meio da reflexão a família possa realizar em seu lar e em seus membros uma limpeza fluídica, trazendo bênçãos de amor e paz.  E há relatos da espiritualidade que os benefícios não ficam apenas na casa onde se pratica a leitura e discussão do evangelho, mas que se estende a toda vizinhança e às pessoas para que a família dirige as orações.
E é pensando nesses benefícios que esclareço que não é apenas a leitura do Evangelho segundo o Espiritismo que viabiliza essa prática no lar e sim qualquer livro que eleve nossos pensamentos a Deus. Acredito que qualquer livro – de oração, a Bíblia, de leituras edificantes, revistas de igrejas, livros de mensagens - que nos faça refletir sobre os ensinamentos de Jesus – porque mesmo após mais de 2 mil anos ainda estamos aprendendo com ele -  e que famílias de qualquer religião podem praticar o Evangelho no Lar, pois o que importa é a união das pessoas em torno do estudo dos ensinamentos de Jesus, o pensamento envolto pelo bem e pela caridade e o próprio poder da oração que faz desta prática um momento especial em família.
Primeiramente, os membros da família e até convidados que não morem na mesma casa podem participar – pois todos somos família perante Deus - desde que concordem com o local, dia da semana e horário. Geralmente o local é uma mesa que acomode a todos, mas também pode ser uma roda de pessoas no chão. É importante escolher o dia da semana e cumprir o horário estabelecido, pois a espiritualidade também se compromete a levar as bênçãos de Deus naquela casa. Acertados esses combinados, é importante escolher um livro que todos possam partilhar a leitura. Além disso, uma jarra de água pode ser colocada sobre a mesa para que seja fluidificada pelo poder da oração e depois da reunião todos podem bebê-la.
Não há segredo. Com toda a família reunida, uma pessoa faz a prece inicial. Pode ser simples, uma oração conhecida por todos ou algumas palavras que venham ao coração. Em seguida, um a pessoa faz a leitura de um trecho do livro. Todos podem comentar, colocar suas reflexões construtivas, contribuições. É importante que as reflexões sirvam para ecoar no pensamento de cada um ao longo da semana, como uma lição de vida e de amor, para que haja transformação íntima para o bem. Ao final, é feita uma oração pedindo a Deus para o bem de todos da mesa, por saúde, harmonia, sabedoria, paz... é um momento de agradecimentos e pedidos diversos estendidos a pessoas e entes queridos. A reunião é finalizada com uma oração e logo após todos bebem a água fluidificada. Simples assim. 
Convido a todos a experimentarem essa prática do estudo no lar. E sintam como a vida da família se transforma...

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aula: Oração ao Pai Nosso

Data: ___/___/___

Tema: Oração ao Pai Nosso

Objetivo:
Ao final da aula, as crianças deverão saber rezar e compreender a Oração ao Pai Nosso, procurando incorporar esta oração no dia a dia.

Estratégia:
1.    Oração Inicial: Antes de iniciar a aula, realizamos uma roda de oração, pedindo a Jesus que ilumine nosso dia, nossa aula, que nos cubra de bênçãos e que seja um dia de muita harmonia e aprendizado. Orientações: rezar de olhos fechados, sem cutucar o colega, aprendendo a rezar com o coração cheio de sentimentos sublimes e não apenas com palavras.
2.    Perguntar quem sabe a oração ao Pai Nosso. Pedir que rezem prestando a atenção no que dizem.
3.    Utilizando o desenho da oração, ler cada parte e pedir que expliquem com suas palavras o que entenderam. Explicar o significado. Pintar o desenho para colocar no mural.



4.    Ao som da música, em uma caixa de sapatos, colocar os pedidos de oração, intenções.
5.    Música: Jardim de Deus (Elisabeth Lacerda)
·         Letra: http://www.acervoespirita.com.br/site/renderiza_letra?musica=2458

Toda criança é jardim
Nas mãos de Deus
Sementinhas germinando
Em frutos se transformando
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   do pai da paz
Jardim de esperança
Amor em construção
Flor que não se cansa
Vida evolução
Sementes de amor
Que Deus plantou
Pra germinar
Trazendo a paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   Do pai da paz
Terra canteiro de bênçãos
Jardim de Deus
Ensinando a semente criança
Crescer no amor na esperança-a
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu, do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   do pai da paz

·         Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TNgjaH_53R0


·         Trabalhar a compreensão do trecho:
“Toda criança é jardim
Nas mãos de Deus
Sementinhas germinando
Em frutos se transformando
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu
do Pai da paz”.
6.    Oração final: Pai Nosso.

Recursos:
Folhas impressas com as orações; lápis de cor, borracha, papel sulfite; notebook com vídeo da música; caixa de sapato.

Avaliação:
As crianças deverão ter compreendido a oração e também se perceberam como filhas de Deus.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Oração ao Pai Nosso



Você já parou para pensar no significado de cada expressão rezada na "Oração ao Pai Nosso"? Veja na tabela abaixo. Uma oração feita com o coração, compreendida em todo seu significado, e não apenas professada em palavras pela boca, faz toda a diferença na energia que dispomos e nas bençãos que recebemos!