sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O que é caridade?

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA

Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XIII.


Fazer o bem sem ostentação 

1 – Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis a recompensa da mão de vosso Pai, que está nos Céus. Quando, pois, dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando dás a esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique escondida, e teu Pai, que vê o que fazes em segredo, te pagará. (Mateus, VI: 1-4).
 2 – E depois que Jesus desceu do monte, foi muita a gente do povo que o seguiu. E eis que, vindo um leproso, o adorava dizendo: Se tu queres, Senhor, bem me podes limpar. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Pois eu quero; fica limpo. E logo ficou limpa toda a sua lepra. Então lhe disse Jesus: Vê, não o digas a alguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faze a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho a eles. (Mateus, VIII: 1-4).
3 – Fazer o bem sem ostentação tem grande mérito. Esconder a mão que dá é ainda mais meritório, é o sinal incontestável de uma grande superioridade moral. Porque, para ver as coisas de mais alto que o vulgo, é necessário fazer abstração da vida presente e identificar-se com a vida futura. É necessário, numa palavra, colocar-se acima da humanidade, para renunciar à satisfação do testemunho dos homens e esperar a aprovação de Deus. Aquele que preza mais a aprovação dos homens que a de Deus, prova que tem mais fé nos homens que em Deus, e que a vida presente é para ele mais do que a vida futura, ou até mesmo que não crê na vida futura.. Se ele diz o contrário, age, entretanto, como se não acreditasse no que diz.
Quantos há que só fazem um benefício com a esperança de que o beneficiado o proclame sobre os telhados; que darão uma grande soma à luz do dia, mas escondido não dariam sequer uma moeda! Foi por isso que Jesus disse: “Os que fazem o bem com ostentação já receberam a sua recompensa”. Com efeito, aquele que busca a sua glorificação na Terra, pelo bem que faz, já se pagou a si mesmo. Deus não lhe deve nada; só lhe resta a receber a punição do seu orgulho.
Quem a mão esquerda não saiba o que faz a direita é uma figura que caracteriza admiravelmente a beneficência modesta. Mas, se existe a modéstia real, também existe a falsa modéstia, o simulacro da modéstia, pois há pessoas que escondem a mão, tendo o cuidado de deixar perceber que o fazem. Indigna paródia das máximas do Cristo! Se os benfeitores orgulhosos são depreciados pelos homens, que não lhes acontecerá perante Deus? Eles também já receberam as suas recompensas na Terra. Foram vistos; estão satisfeitos de terem sido vistos; é tudo quanto terão.
Qual será então a recompensa do que faz pesar os seus benefícios sobre o beneficiado, que lhe exige de qualquer maneira testemunhos de reconhecimento, que lhe faz sentir a sua posição ao exaltar o preço dos sacrifícios que suportou por ele? Oh!, para esse, não há nem mesmo a recompensa terrena, porque está privado da doce satisfação de ouvir bendizerem o seu nome, o que é um primeiro castigo para o seu orgulho. As lágrimas que estanca, em proveito da sua vaidade, em lugar de subirem ao céu, recaem sobre o coração do aflito para ulcerá-lo. O bem que faz não lhe aproveita, desde que o censura, porque todo benefício exprobrado é moeda alterada que perdeu o valor.

O benefício sem ostentação tem duplo mérito: além da caridade material, constitui caridade moral, pois contorna a suscetibilidade do beneficiado, fazendo-o aceitar o obséquio sem lhe ferir o amor próprio e salvaguardando a sua dignidade humana, pois há quem aceite um serviço, mas recuse a esmola. Converter um serviço em esmola, pela maneira por que é prestado, é humilhar o que o recebe, e há sempre orgulho e maldade em humilhar a alguém. A verdadeira caridade, ao contrário, é delicada e habilidosa para dissimular o benefício e evitar até as menores possibilidades de melindre, porque todo choque moral aumenta o sofrimento provocado pela necessidade. Ela sabe encontrar palavras doces e afáveis, que põe o beneficiado à vontade diante do benfeitor, enquanto a caridade orgulhosa o humilha. O sublime da verdadeira generosidade está em saber o benfeitor inverter os papéis, encontrando um meio de parecer ele mesmo agradecido àquele a quem presta o serviço. Eis o que querem dizer estas palavras: Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita.


A história do lápis


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Oração de São Jorge



Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. 
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. 

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós. Amém.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Prece de Ismael



Glória a Deus nas alturas, paz aos homens na Terra! Jesus, bom e amado Mestre, sustenta os teus humildes irmãos pecadores nas lutas deste mundo.
Anjo bendito do Senhor, abre para nós os teus compassivos braços; abriga-nos do mal, levanta os nossos espíritos à Majestade do teu reino, e infunde em todos os nossos sentidos a luz do teu imenso amor.
Jesus, pelo teu sublime sacrifício, pelos teus martírios na Cruz, dá, a esses que se acham ligados ao pesado fardo da matéria, orientação perfeita do caminho e da virtude, o único pelo qual podemos te encontrar.
Jesus, paz a eles, misericórdia aos nossos inimigos e recebe em teu seio bendito a prece dos últimos dos teus servos.
Bendita Estrela, Farol das imortais falanges, purifica-nos com teus raios divinos; lava-nos de todas as culpas, atrai-nos para junto do teu seio, santuário bendito de todos os amores.
Se o mundo com seus erros, paixões e ódios, alastra o caminho de espinhos, escurecendo o nosso horizonte com as trevas do pecado, rebrilha mais com Tua misericórdia, para que seguros e apoiados no Teu Evangelho, possamos trilhar e vencer as escabrosidades do carreiro e chegar às moradas do teu reino.
Amiga Estrela, Farol dos pecadores e dos justos, abre Teu seio divino e recebe a nossa súplica pela Humanidade inteira.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sua ansiedade não soluciona problema algum!



Você está agitado, meu filho? Parece ansioso. Tranquilize sua alma. Assim você não resolve problema algum e ainda causa outros piores para você e para quem está perto. Que tal você se conhecer um pouco melhor? Você não consegue agradar a todos. Nem você se sente satisfeito  consigo  mesmo. Por que se debater assim? Você não é perfeito. Portanto, não  adianta exigir perfeição dos outros ou  daquilo que fazem. Nem você conseguiu  organizar sua vida direito!  Você não tem que saber tudo, fazer tudo ou dizer as coisas certas. Ninguém é certinho o tempo todo. Pare com a agitação um pouco. Tente caminhar em vez de correr. Tente dialogar em vez de gritar. Tente ver em lugar de somente enxergar. Procure ouvir  em vez de apenas escutar. Bom, de vez em quando, parar, sentir e aprender  a ouvir o canto dos pássaros, em vez do barulho dos carros ou dos canhões. Bom para a alma olhar o  céu, às vezes, e ver o brilho das estrelas ou quem sabe? Sentir o perfume de uma flor. É bom deslizar pelas ruas em vez de se atropelar nas calçadas. Ansiedade, agitação interior, pressa são três gigantes da nossa alma que precisamos combater  urgentemente. Assim, meus filhos a gente vai andando devagarzinho, fazendo aos poucos, realizando com carinho, mas seguindo sempre. Lembre-­se: sua ansiedade não soluciona problema algum. Conheça um pouco mais de você mesmo e aprenda a não exigir de si ou dos outros aquilo que nem Deus espera ainda de você. Agitação, ansiedade e nervosismo são os três sinais de que você não se conhece bem.

Livro: (Espírito Pai João de Aruanda) Robson Pinheiro - Sabedoria de Preto Velho. Capítulo: Agitação e Ansiedade, página 15.

Livro: Sabedoria de Preto Velho


"Negro como a noite sem luar, ele é estrela a iluminar os passos de seus filhos. Alma negra, que dá voz à sabedoria simples do cativeiro, o espírito João Cobú, em duas reencarnações, durante os sécs. XVIII e XIX, experimenta o outro lado da chibata como escravo, após ter vivido como branco e senhor, no sul escravocrata dos EUA. No coração do Brasil, na Baía de Todos os Santos, emerge a força que vem da mãe África, nasce um novo homem: Pai João de Aruanda." (Contracapa)

(...) "SABEDORIA DE PRETO ­VELHO é um testemunho de fé na vida. Composto  por mensagens e reflexões, este livro é escrito no linguajar simples do ancião negro, que partilha a sabedoria adquirida no cativeiro. Pai João conversa a respeito de alegria, coragem e jovialidade, perdão e trabalho. Discurso leve de otimismo  escancarado, mensagem de esperança de quem acredita no  poder do homem de conquistar­se a si mesmo. Palavra amiga, conversa simples do negro que vê a liberdade por trás das correntes que prendem o homem aos desafios da vida terrena. Texto enriquecido com cânticos dos escravos, comentados pelo médium Robson  Pinheiro, que elucida seu  significado espiritual e os ilustra com casos vividos durante os 30 anos de convivência como espírito amigo." (Introdução, página 5)

Autor: Robson Pinheiro
Título: Sabedoria de Preto Velho
Editora: Casa dos Espíritos
Ano: 2010


Oração do Amanhecer



Senhor,
no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-te a paz,
a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo
com olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo,
manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos
como tu mesmo os vês e, assim,
não ver senão o bem em cada um.
Fecha meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que todos quantos a mim se achegarem 
sintam tua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor,
e que, no decurso desse dia,
eu te revele a todos.

Prece de Cáritas



DEUS nosso Pai, vós que sois todo poder e bondade,
Dai a força àquele que passa pela provação,
Dai a luz àquele que procura a verdade,
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

DEUS dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
PAI dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade,
à criança o guia, ao órfão o pai.

SENHOR, que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não vos conhecem,
Esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores
Derramem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

DEUS, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra.
Deixa-nos beber nas fontes desta bondade fecunda e infinita
e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
Como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós lhe esperamos com os braços abertos
Oh, bondade! Oh beleza! Oh perfeição!
E queremos de alguma sorte alcançar Vossa misericórdia.

DEUS,
Dái-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós.
Dái-nos a caridade pura.
Dái-nos a fé e a razão.
Dái-nos a simplicidade,que fará de nossas almas...
Um espelho onde se refletira a Vossa santa e
misericordiosa imagem.


Ave Maria

A Ave Maria é uma oração universal, de todos os povos e religiões. Aqui vai uma explicação de cada parte desta oração milagrosa, importante para compreendermos o que estamos falando enquanto rogamos a Nossa Senhora proteção e bençãos em nossas vidas!

AVE : quer dizer Salve! É uma saudação. Como nosso OLÁ!!
MARIA : nome da mulher que Deus escolheu para ser mãe de Jesus.
CHEIA DE GRAÇA: Cheia de amor de Deus, cheia dos favores e das bênçãos de DEUS
O SENHOR É CONVOSCO: Deus está contigo, junto com você.
BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES: Bendita é dizer bem, mulher muito especial que se destaca entre as outras mulheres por suas qualidades, pelo seu modo de ser.
BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE: Seu filho é especial, querido, que nasce de sua barriga.
JESUS: Deus Filho que se torna gente, pessoa humana como nós.
SANTA MARIA: Chamamos de santos os que se consagram a DEUS, que buscam a perfeição, vivem seguindo o Evangelho, os ensinamentos de JESUS.
MÃE DE DEUS: Mãe de Jesus. Como Jesus é Deus, nós te chamamos de Mãe de Deus. Mãe do Filho de Deus que veio a esse mundo mostrar, revelar como é o Deus PAI. Jesus é a imagem do Pai.
ROGAI POR NÓS: pede a Deus por nós, intercede por nós, seja a nossa advogada.
PECADORES : Como falamos NÃO a DEUS, não obedecemos a sua Vontade, nos afastamos DELE. Somos pecadores.
AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE: Hoje, já, sempre até o final da vida, enquanto vivermos.
AMÉM: Assim seja, acredito, eu quero isso, que isso aconteça.



Retrato falado de Maria de Nazaré, pintado pelo fotógrafo Vicente Avela, ditado por Emmanuel, através do Chico Xavier, em 1983.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aula: Mediunidade: compromisso ou missão?

Data: __/ __/ ____

Tema: Mediunidade

Objetivo: 
Ao final da aula, os jovens deverão compreender que mediunidade é compromisso com a própria evolução e oportunidade abençoada de prestar a caridade com o próximo.

Estratégias:
1) Discussões iniciais: O que é mediunidade? A mediunidade é um compromisso ou uma missão? Os médiuns são credores de uma proteção especial? Por que se nasce médium? Os médiuns são pessoas diferentes? O exercício da mediunidade é somente esforço e luta? Ela representa uma obrigação?
2) Leitura do texto com pausas para perguntas e comentários:
3) Esclarecimentos e dúvidas.

Recursos:
Texto impresso

Avaliação:
Diga uma palavra sobre o que aprendeu hoje.



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Evangelho no Lar



A prática do Evangelho no Lar é bastante difundida no meio espírita, como uma forma de unir a família em torno da leitura dos ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho segundo o Espiritismo para que por meio da reflexão a família possa realizar em seu lar e em seus membros uma limpeza fluídica, trazendo bênçãos de amor e paz.  E há relatos da espiritualidade que os benefícios não ficam apenas na casa onde se pratica a leitura e discussão do evangelho, mas que se estende a toda vizinhança e às pessoas para que a família dirige as orações.
E é pensando nesses benefícios que esclareço que não é apenas a leitura do Evangelho segundo o Espiritismo que viabiliza essa prática no lar e sim qualquer livro que eleve nossos pensamentos a Deus. Acredito que qualquer livro – de oração, a Bíblia, de leituras edificantes, revistas de igrejas, livros de mensagens - que nos faça refletir sobre os ensinamentos de Jesus – porque mesmo após mais de 2 mil anos ainda estamos aprendendo com ele -  e que famílias de qualquer religião podem praticar o Evangelho no Lar, pois o que importa é a união das pessoas em torno do estudo dos ensinamentos de Jesus, o pensamento envolto pelo bem e pela caridade e o próprio poder da oração que faz desta prática um momento especial em família.
Primeiramente, os membros da família e até convidados que não morem na mesma casa podem participar – pois todos somos família perante Deus - desde que concordem com o local, dia da semana e horário. Geralmente o local é uma mesa que acomode a todos, mas também pode ser uma roda de pessoas no chão. É importante escolher o dia da semana e cumprir o horário estabelecido, pois a espiritualidade também se compromete a levar as bênçãos de Deus naquela casa. Acertados esses combinados, é importante escolher um livro que todos possam partilhar a leitura. Além disso, uma jarra de água pode ser colocada sobre a mesa para que seja fluidificada pelo poder da oração e depois da reunião todos podem bebê-la.
Não há segredo. Com toda a família reunida, uma pessoa faz a prece inicial. Pode ser simples, uma oração conhecida por todos ou algumas palavras que venham ao coração. Em seguida, um a pessoa faz a leitura de um trecho do livro. Todos podem comentar, colocar suas reflexões construtivas, contribuições. É importante que as reflexões sirvam para ecoar no pensamento de cada um ao longo da semana, como uma lição de vida e de amor, para que haja transformação íntima para o bem. Ao final, é feita uma oração pedindo a Deus para o bem de todos da mesa, por saúde, harmonia, sabedoria, paz... é um momento de agradecimentos e pedidos diversos estendidos a pessoas e entes queridos. A reunião é finalizada com uma oração e logo após todos bebem a água fluidificada. Simples assim. 
Convido a todos a experimentarem essa prática do estudo no lar. E sintam como a vida da família se transforma...

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aula: Oração ao Pai Nosso

Data: ___/___/___

Tema: Oração ao Pai Nosso

Objetivo:
Ao final da aula, as crianças deverão saber rezar e compreender a Oração ao Pai Nosso, procurando incorporar esta oração no dia a dia.

Estratégia:
1.    Oração Inicial: Antes de iniciar a aula, realizamos uma roda de oração, pedindo a Jesus que ilumine nosso dia, nossa aula, que nos cubra de bênçãos e que seja um dia de muita harmonia e aprendizado. Orientações: rezar de olhos fechados, sem cutucar o colega, aprendendo a rezar com o coração cheio de sentimentos sublimes e não apenas com palavras.
2.    Perguntar quem sabe a oração ao Pai Nosso. Pedir que rezem prestando a atenção no que dizem.
3.    Utilizando o desenho da oração, ler cada parte e pedir que expliquem com suas palavras o que entenderam. Explicar o significado. Pintar o desenho para colocar no mural.



4.    Ao som da música, em uma caixa de sapatos, colocar os pedidos de oração, intenções.
5.    Música: Jardim de Deus (Elisabeth Lacerda)
·         Letra: http://www.acervoespirita.com.br/site/renderiza_letra?musica=2458

Toda criança é jardim
Nas mãos de Deus
Sementinhas germinando
Em frutos se transformando
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   do pai da paz
Jardim de esperança
Amor em construção
Flor que não se cansa
Vida evolução
Sementes de amor
Que Deus plantou
Pra germinar
Trazendo a paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   Do pai da paz
Terra canteiro de bênçãos
Jardim de Deus
Ensinando a semente criança
Crescer no amor na esperança-a
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu, do Pai da paz
Filhos da luz do amor do Pai
Do pai do céu   do pai da paz

·         Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TNgjaH_53R0


·         Trabalhar a compreensão do trecho:
“Toda criança é jardim
Nas mãos de Deus
Sementinhas germinando
Em frutos se transformando
Filhos da luz do amor do Pai
Do Pai do céu
do Pai da paz”.
6.    Oração final: Pai Nosso.

Recursos:
Folhas impressas com as orações; lápis de cor, borracha, papel sulfite; notebook com vídeo da música; caixa de sapato.

Avaliação:
As crianças deverão ter compreendido a oração e também se perceberam como filhas de Deus.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Oração ao Pai Nosso



Você já parou para pensar no significado de cada expressão rezada na "Oração ao Pai Nosso"? Veja na tabela abaixo. Uma oração feita com o coração, compreendida em todo seu significado, e não apenas professada em palavras pela boca, faz toda a diferença na energia que dispomos e nas bençãos que recebemos!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sobre a crise no Brasil...

Bezerra de Menezes foi político ativo no Rio de Janeiro, 
conhecido como o médico dos pobres.

Recado de José Carlos De Lucca: 
https://www.facebook.com/jose.c.delucca

Mensagem que o Espírito Bezerra de Menezes me transmitiu há poucos minutos (15/08/2015), pedindo que fosse compartilhada com os irmãos da internet.

"Filhos amados. A palavra crise vem sendo pronunciada constantemente por meus irmãos na Terra. De fato, o momento é de crise inegável nos mais variados campos da atividade humana. Mas nada se encontra fora do controle do Pai que nos ama, e se Ele permite a existência de turbulências é para que possamos extrair as lições para o nosso amadurecimento.
Na crise econômica, aprendamos a viver com mais simplicidade.
Na crise da solidão, aprendamos a ser mais solidários.
Na crise ética, tenhamos posturas mais justas.
Na crise do preconceito, aprendamos a respeitar mais os irmãos que pensam diferente de nós.
Na crise espiritual, fiquemos mais perto de Deus pela fé e oração.
Na crise do ressentimento, perdoemos um pouco mais.
Na crise da saúde, guardemos mais equilíbrio em nossa atitudes.
Na crise do amor, deixemos o nosso coração falar mais alto do que o egoísmo.
Momento de crise é momento de um passo adiante. Retroceder, rebelar ou estacionar, nunca. A crise pede avanço. E se a crise chegou para cada um de nós, é hora de levantar, mudar e seguir em frente na construção de um novo tempo de amor e paz."

REFLEXÃO: Lembro sempre de uma coisa que já ouvi: em uma CRISE, retire o S da palavra. Fica CRIE! Na crise, usamos a criatividade para sair dela, buscamos alternativas, tiramos lições, saímos do comodismo e amadurecemos!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Batalhas da vida


(...)
Seguir em frente, apesar das dificuldades, é a maneira mais eficiente de se desvincular das derrotas. Não se deixa de viver quando se morre; morremos quando deixamos de lutar.
Ao acordar a cada novo dia, recorde-se de que você é uma nova criatura, e, portanto, em condições de não mais repetir pensamentos e comportamentos autodestrutivos. A felicidade está diretamente ligada à nossa disposição de renovação diária das atitudes. A escolha sempre vai por nossa conta.
(...)

Não importa o tamanho do problema que o aflige no momento. Se você se dispuser a não lhe dar tanta importância, a perdoar as pedras do caminho e a seguir em frente trabalhando pelo melhor, tenha certeza de que o tempo se encarregará de deixar qualquer dificuldade enterrada no chão do passado.

Fonte: De Lucca, José Carlos. Siga em frente. In: Força Espiritual. São Paulo: Ed. Petit., 2007, p. 35-36.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Livro: Força Espiritual


“Todos nós merecemos ser felizes! E o primeiro passo para isso é descobrir por que estamos sofrendo. Seja qual for o seu caso, entenda que os males não acontecem por acaso... Neste livro - do mesmo autor do best-seller Sem medo de ser feliz - encontramos sugestões práticas para despertar a força espiritual que necessitamos para enfrentar e vencer nossas dificuldades. Leitura interativa, esclarece as dúvidas mais frequentes daqueles que desejam transformar seu destino - mas não sabem por onde começar. Agora, com a ajuda deste livro, ser feliz só depende de sua transformação...(Mensagem da contracapa).

Autor: José Carlos De Lucca
Título: Força Espiritual
Editora: Petit, São Paulo
Ano: 2007

Caminhada da vida

http://dumancha.com/site/categorias/gospel/page/4/

Cuidado para que seus sonhos não se transformem em meros projetos ou intenções. Frustração é o nome que muitas vezes se dá aos castelos que nossas mãos não quiseram construir.
Não desanime apenas porque sua meta exigirá longo esforço. Toda grande caminhada começa no primeiro passo. Um livro de mil folhas foi escrito página por página, palavra por palavra.
Não fique contando as prováveis dificuldades que vai encontrar, pois é possível que você desista antes mesmo de começar. Ponha-se a trabalhar e as dificuldades serão naturalmente resolvidas quando aparecerem - e se aparecerem.
Jamais esqueça que, dando o primeiro passo, você se sentirá animado em dar logo o segundo, e assim sucessivamente até a conquista das suas aspirações. Quanto mais você anda mais se sente empolgado em se aproximar do alvo desejado. Quanto mais parado você fica, mais cansado e desanimado você estará.
Não se preocupe em se sentir ainda despreparado para atingir os objetivos que você tanto acalanta. Ninguém está totalmente pronto quando inicia um novo projeto.
Comece a trabalhar pelos seus ideais e no curso dos acontecimentos você terá os aprendizados necessários e fará os ajustes precisos para alcançar a meta desejada.
Você não atravessará uma rua se ficar apenas contemplando o outro lado da calçada, o segredo do caminho é caminhar.
Se esperar pelo dia ideal para começar a trabalhar, você provavelmente não sairá do lugar.


Fonte: De Lucca, José Carlos. Dê o primeiro passo. In: Força Espiritual. São Paulo: Ed. Petit., 2007, p´. 25-26.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Fé e Saúde

(...) Tenha fé na saúde, e não na doença. Jesus atribuía as curas que realizava à fé que as pessoas possuíam. Evite pronunciar palavras dramatizando as próprias dores. O homem se transforma no que pensa e naquilo que costumeiramente cultiva. (...) A doença talvez seja apenas um grito de socorro por mais amor em sua vida.


Fonte: Trechos do livro Força Espiritual, de José Carlos de Lucca, Editora Petit, 2007. Capítulo: Remédios espirituais, pág. 21-22.

Atitude diante da dificuldade

Quando o vento das dificuldades soprarem mais fortes, permaneça firme no chão da esperança. O desespero é porta aberta a maiores tempestades. Não sofremos tanto pelos problemas que nos atingem, mas sim pela inconformação diante deles. Nas inevitáveis tempestades que atingem indistintamente a todos, aprendamos quanto antes  a praticar a resignação, pois sem ela haveremos de cair no abismo de desequilíbrios emocionais de difícil tratamento.
A irresignação dificulta qualquer ensejo de ajuda espiritual. Suporte a dor do momento, ela é passageira e portadora de luz para o seu amanhã desde que você esteja disposto a aprender com as pedras do caminho.
Sem a plena aceitação da realidade, você jamais mudará coisa alguma em sua vida. Aprenda a lidar com as dificuldades em vez de ficar brigando com elas. Encontre soluções para os problemas e não discursos filosóficos de que a vida deveria ser diferente do que tem sido.
Se você quer uma vida diferente, comece agora mesmo a fazer coisas diferentes do que tem feito. O homem não é apenas o que pensa, mas, sobretudo o que faz.
Deus nos ama, sempre está fazendo o melhor por nós, ainda que nossa visão não consiga enxergar isso à primeira vista. (...)

Fonte: Trechos do livro Força Espiritual, de José Carlos de Lucca, Editora Petit, 2007. Capítulo: Na hora da dor, pág. 19.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A ave e o poço

Era uma vez... uma ave com plumagem cintilante e asas robustas que passava os dias planando sobre as árvores, deliciando-se com sua liberdade.
Um dia ela caiu num poço desativado.
O poço era escuro e profundo, mas estava seco e a ave não se machucou. Ela foi esvoaçando para baixo até atingir o fundo e lá permaneceu, nada fazendo para tentar escapar, mergulhada em autocomiseração.
- Certamente morrerei aqui em baixo - lamentou-se - que ave pobre, desgraçada eu sou. O que fiz para merecer esse fim?
Quanto mais ela refletia sobre seu suplício, mais se convencia de que alguém, que não ela, era culpado por ela estar no fundo do poço.
- Não é culpa minha. É culpa do idiota que inventou de cavar esse poço - disse - alguém deveria ter coberto a superfície, assim eu não teria caído aqui dentro. Por que ninguém me avisou do perigo de voar baixo demais perto de poços abertos? Nada disso é culpa minha.
E se pôs a pedir socorro aos passantes.
- Por favor, me ajudem, socorro! Socorro! Socoooooorro! Por favor, tirem-me daqui!
As pessoas olhavam para dentro do poço.
- Você tem asas, pode voar - diziam - por que você não se ajuda?
- Se eu tentar voar aqui posso me machucar - lamuriava ela - as paredes do poço vão arranhar minhas asas. Vocês têm de fazer algo para me tirar daqui.
As pessoas respondiam:
- Há muito espaço para você voar, se você tomar cuidado. Suas asas estão em forma. Você não se feriu. Você pode sair daí se realmente QUISER.
A ave recusava-se a tentar. Ficou encolhida no fundo do poço, lamentando-se, gemendo alto para que todos ouvissem.
- Ninguém liga para mim, esse é o problema. As pessoas são cruéis, não têm coração, ninguém quer saber de ajudar uma pobre criatura como eu.
As reclamações da ave atraíram tanta compaixão que, sem se dar conta, ela começou a gostar de morar no poço.
Cada vez menos pensava em escapar, até que nem mais lhe passava pela cabeça tentar.
Suas asas atrofiaram e nem ela nem ninguém mais poderia ajudá-la.
E assim... alvo de pena de todos e de si própria, a ave viveu o resto da vida presa e infeliz no fundo do poço.


REFLEXÃO: O que VOCÊ está fazendo para sair do "fundo do poço"? A escolha é sua: vai fazer como a ave que se acostumou a viver assim, no fundo do poço, ou vai escolher tentar escalar, se esforçar para alcançar a superfície, alçar voo?

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Atitudes que drenam energia



Pensamentos e sentimentos alimentam a alma. Esse texto nos faz refletir sobre atitudes que tomamos no dia a dia e que nos faz perder a energia de viver...

http://sobmalhete.com/2013/06/21/atitudes-que-drenam-energia/

Vamos praticar...

Viva com simplicidade.
Ame generosamente.
Cuide-se intensamente.
Fale com gentileza.
E, principalmente, não reclame. 

(autor desconhecido, porém muito sábio!)

Somos o que atraímos!



segunda-feira, 6 de julho de 2015

Meu coração e minha língua fizeram um trato...

Meu coração e minha língua fizeram um trato:
quando meu coração estiver enfurecido,
minha língua guardará silêncio.
As palavras respondem aos sentimentos,
e os sentimentos às ideias.
Por isso é impossível dominar nossas palavras,
se não somos senhores de nossos sentimentos;
e estes sentimentos irão se acalmando,
segundo a força de nossas ideias.
A um coração que não se domina,
responderão palavras violentas e ferinas;
a um coração fechado em si, sucederão palavras,
e atitudes que depreciam os demais.
Por conseguinte, me calarei quando meu coração,
não estiver sossegado e em calma; não falarei,
pois seguramente me arrependerei do que disser ou,
pelo menos, do modo como o disser,
ou do momento em que o disser.
Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro,
menos o será quando não estiver em paz,
e não se sentir senhor de si mesmo. 


REFLEXÃO: “Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda”. (Provérbios 26.20)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Alegria e Ação

A alegria espontânea, que decorre de uma conduta digna, é geradora de saúde e bem-estar. O homem que executa com prazer os seus deveres e sabe transformar as situações difíceis, dando-lhes cor e beleza, supera os impedimentos e facilita a realização de qualquer empresa.
A alegria, desse modo, resulta de uma visão positiva da vida, que se enriquece de inestimáveis tesouros de paz interior. Viver deve ser um hino de júbilo para todos quantos se movimentam na Terra. Oportunidade superior de ascensão, pode ser considerada uma bênção de alto porte, que somente uma conduta jubilosa e reconhecida pode exteriorizar como forma de gratidão.
Quanto faças, realiza-o com alegria. Põe estrelas de esperança no teu céu de provações e rejubila-te pelo ensejo evolutivo. Abre-te a outros corações que anelam por amizade e aumenta o teu círculo de companheiros, transmitindo-lhes as emoções gratas do ato de viver. Qualquer ação inspirada pela alegria torna-se mais fácil de ser executada e aureola-se da mirífica luz do bem. Nem sempre é o fato, em si, o grande problema, mas o estado de ânimo e a forma de o encarar por aquele que o deve enfrentar. Coloca o toque de alegria nas tuas realizações e elas brilharão, atraindo outras pessoas, que se sentirão comprazidas em poder ajudar-te, estar contigo, participar das tuas tarefas.
O Evangelho é uma Boa Nova de alegria, pois que ensina a superar a dor, a sombra da saudade, e aclara o enigma da morte. Neste, como em todos os teus dias, sê alegre, demonstrando gratidão a Deus por estares vivendo.
(Divaldo Franco)

Serenidade Sempre


Todo homem sábio é sereno.
A serenidade é conquista que se consegue com esforço pessoal e passo a passo.
Pequenos desafios que são superados; irritação que se faz controlada; desafios emocionais corrigidos; vontade bem direcionada; ambição freada, são experiências para a aquisição da serenidade.
Um Espírito sereno já se encontrou consigo próprio, sabendo exatamente o que deseja da vida.
A serenidade harmoniza, exteriorizando-se de forma agradável para os circunstantes. Inspira confiança, acalma e propõe afeição.
O homem sereno já venceu grande parte da luta.
Que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.
Mantém-te sereno em todas as realizações.
A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.
Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.
Tua serenidade, tua gema preciosa.
Diante de quem te enganou, traindo a tua confiança, o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença, mantém-te sereno.
O enganador é quem deve estar inquieto, e não a sua vítima.
Nunca te permitas demonstrar que foste atingido pelo petardo da maldade alheia. 
No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadoras, confusas e agressivas.
Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam. Constituem teste à tua paciência e serenidade. Assim exercita-te com essas situações para, mais seguro, enfrentares os grandes testemunhos e provações do processo evolutivo, sempre, porém, com serenidade.

(Texto recebido espiritualmente pelo médium Divaldo Pereira Franco – Extraído do livro Dimensões da Verdade” - Editora LEAL). 
Vídeo Serenidade semprehttp://www.youtube.com/watch?v=r6QpwsiPkB4


REFLEXÕES: O que te tira a serenidade? É difícil você se manter sereno diante de pessoas e situações no dia a dia? O que você pode fazer, a partir de agora, para buscar a serenidade dentro do seu coração? 

Reflita sobre o pensamento a seguir, atribuído a vários autores distintos, que se faz um mantra nas horas em que somos desafiados a nos mantermos serenos:

"Senhor, dai-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar
Coragem para mudar as coisas que posso mudar
E sabedoria para distinguir a diferença."